Programa Vigia Mais MT registra mais de 14,2 mil ocorrências, previne crimes e salva vidas.

O Ciosp contabilizou 1.488 ocorrências apenas no mês de janeiro deste ano.

Por: tangara mil graus 2K
 Programa Vigia Mais MT registra mais de 14,2 mil ocorrências, previne crimes e salva vidas.

O Vigia Mais MT, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), apoiou as forças de segurança na identificação de ocorrências e contabilizou 14.250 registros ao longo do ano passado em Cuiabá e Várzea Grande.

O sistema de videomonitoramento contribuiu para evitar furtos, recuperar veículos roubados, furtados ou com sinais de adulteração, além de auxiliar no salvamento de vidas. A tecnologia também possibilitou o registro de acidentes de trânsito, permitindo resposta mais rápida das equipes de socorro em casos graves.

Somente em janeiro deste ano, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública identificou 1.488 ocorrências. Entre as situações mais recorrentes estão acidentes de trânsito, localização de veículos com registro de roubo ou furto e crimes de furto em estabelecimentos comerciais.

 

O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho, ressaltou que o principal beneficiário do programa Vigia Mais MT é a própria população, que passa a contar com maior agilidade no atendimento das forças de segurança e no socorro médico, especialmente por meio da atuação integrada com o Samu.

Segundo ele, o sistema de monitoramento exerce papel preventivo ao contribuir para a redução da criminalidade e, quando há registro de ocorrência, possibilita respostas mais rápidas. “A tecnologia reduz o tempo de resposta tanto na recuperação de bens quanto no atendimento a vítimas de acidentes de trânsito.

 

Ocorrências
Entre os atendimentos que mais repercutiram está uma tentativa de suicídio registrada em novembro do ano passado, no viaduto da Avenida Miguel Sutil, nas proximidades do Terminal Rodoviário de Cuiabá.

Ao identificar, pelas câmeras, a atitude suspeita de um jovem à beira da estrutura, a equipe de monitoramento acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros e o Samu. As equipes chegaram rapidamente ao local e conseguiram impedir que o jovem atentasse contra a própria vida.

Outro caso ocorreu em julho do ano passado, quando uma televisão foi furtada de uma loja localizada na Avenida Carmindo de Campos, também em Cuiabá. As imagens registraram o momento em que dois homens, em uma motocicleta, se aproximaram do estabelecimento; um deles pegou o aparelho e ambos fugiram em seguida.

Após o alerta emitido pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, a equipe policial mais próxima realizou a abordagem, prendeu os suspeitos e recuperou o produto furtado.

Atualmente, 129 municípios já aderiram ao programa Vigia Mais MT, que contabiliza a entrega de 19.900 câmeras. Desse total, 15.900 já estão em funcionamento no Ciosp, enquanto as demais encontram-se em fase de instalação.