Veja o que abre e o que fecha no Estado durante o Carnaval

Expediente retorna na quarta-feira de Cinzas, às 14h; saúde e segurança mantêm atendimento normal

Por: tangara mil graus 1K
 Veja o que abre e o que fecha no Estado durante o Carnaval

O expediente nas unidades administrativas do Governo de Mato Grosso será suspenso entre segunda-feira (16.02) e terça-feira (17.02) por causa do ponto facultativo de Carnaval. O atendimento ao público será retomado na quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 14h.

 
Durante o período, apenas os serviços considerados essenciais vão funcionar normalmente, como hospitais, Samu, segurança pública e atendimentos de emergência. A medida segue o calendário oficial de feriados e pontos facultativos estabelecido para 2026.

Na área da saúde, hospitais estaduais continuam operando sem interrupção, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Central Estadual de Transplantes. O Laboratório Central (Lacen) atuará em regime de plantão. Já unidades administrativas e centros especializados, como o MT Hemocentro e a Farmácia de Alto Custo, estarão fechados nos dois dias.

Na segurança pública, batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Oficial permanecem em funcionamento. As Centrais de Flagrantes de Cuiabá e Várzea Grande também atenderão normalmente, assim como delegacias em regime de plantão. Casos de violência doméstica e sexual terão atendimento 24 horas na capital.

Serviços como o Ganha Tempo e o Centro Estadual de Cidadania, em Várzea Grande, estarão fechados nos dias 16 e 17, retomando as atividades na quarta-feira (18), às 14h.

Quem precisar registrar ocorrências como perda de documentos, ameaça, injúria, desaparecimento de pessoas ou outros crimes sem necessidade de atendimento imediato poderá utilizar a Delegacia Digital, disponível pela internet.

Com isso, o funcionamento dos órgãos públicos estaduais segue suspenso até a Quarta-feira de Cinzas, quando o atendimento presencial volta a partir do meio da tarde.