Governo cria comitê para reduzir uso de agrotóxicos no Brasil
Grupo reúne 13 órgãos federais e será responsável por metas e estratégias do Pronara
O Governo Federal deu nesta sexta-feira (26.09) um passo decisivo na política de redução do uso de agrotóxicos no país. Foi criado o Comitê Gestor Interministerial do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara), que reunirá representantes de 13 órgãos e entidades federais para definir estratégias, metas e diretrizes da iniciativa.
De acordo com a portaria publicada pela Secretaria-Geral da Presidência, o comitê terá caráter consultivo e deliberativo. Entre suas funções estão a elaboração do planejamento estratégico, a proposição de metas e indicadores, o monitoramento da implementação do programa e a integração do Pronara com outras políticas públicas ligadas à saúde, meio ambiente e agricultura.
O comitê será coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e contará com representantes de ministérios, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As reuniões serão trimestrais, e a participação será considerada serviço público relevante, sem remuneração.
17K













