MT registra 946 casos de HIV e reforça alerta no Carnaval

Estado amplia orientação contra ISTs durante a folia

Por: tangara mil graus 1K
 MT registra 946 casos de HIV e reforça alerta no Carnaval

Mato Grosso registrou 946 casos de HIV e 436 de Aids ao longo de 2025, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. Às vésperas do Carnaval, o aumento de aglomerações e relações ocasionais acende o alerta para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis.

 
Além do HIV e da Aids, o Estado contabilizou 17 casos de hepatite A, 461 de hepatite B e 175 de hepatite C no último ano. As infecções são transmitidas principalmente por meio de relações sexuais sem proteção com pessoa infectada.

Entre as doenças mais comuns estão sífilis, HPV, herpes genital e gonorreia. Os sintomas podem incluir corrimentos, feridas nos órgãos genitais, verrugas anogenitais, dor no corpo, mal-estar e febre, sinais que podem ser confundidos com gripe.

As unidades básicas de saúde disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos e femininos. O diagnóstico pode ser feito por meio de teste rápido, oferecido na Rede de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Janaina Pauli, reforçou a importância da prevenção. “É fundamental que mulheres e homens utilizem camisinha para se proteger contra as ISTs. Caso ocorra uma relação sexual sem proteção, é essencial procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o teste rápido e, se necessário, iniciar o tratamento o quanto antes”, afirmou.

Também estão disponíveis a Profilaxia Pré-Exposição, voltada para pessoas não infectadas pelo HIV, e a Profilaxia Pós-Exposição, indicada em situações de risco, como violência sexual, acidentes com material biológico e relações desprotegidas.